Páginas


Olá meus amores, tudo bem?
Hoje eu trouxe a resenha de um livro bem jovem e completamente diferente das leituras que tenho realizado esse ano, o gênero do infanto juvenil, peguei ele emprestado na biblioteca da escola onde eu trabalho. Esse livro faz parte do Festival de Leituras 2018 um projeto muito importante, promovido e realizado pelas professoras de literatura da escola onde eu trabalho, vou escrever um post completo como o projeto para vocês.

Caso não conheça a história, estou deixando a sinopse aqui!
Sinopse: Paulo e Luís, dois jovens, dois destinos bem diferentes. Além de irmãos, grandes amigos. Um viaja para a Inglaterra atrás de um sonho. O outro fica com a mãe, na cadeira de rodas, o quarto todo equipado e uma saudade imensa. E a vida vai acontecendo, de um jeito que ninguém imagina... Trocando cartas e compartilhando experiências, eles vão construindo uma bonita história. 'Aqui entre nós' mostra a importância da amizade, da persistência, da vontade de viver e de descobrir um mundo novo a partir de seus próprios limites.|Editora: Ática|Páginas: 112| Ano: 2006| Gênero: Drama, Infanto Juvenil|*Empréstimo|

Resumo

A autor Márcia Leite, inovou bastante da escrita do seu livro e principalmente, na maneira como ele foi escrito porque, toda a história é escrita em forma de cartas. Elas foram escritas pelos dois personagens principais: Paulo e Luís, que se chamam carinhosamente de Cachorrão e Cachorrinho, eles são mais do que irmão, são amigos inseparáveis que, precisam aprender a viver longe um do outro e principalmente, aprender a lidar com os seus problemas emocionais sem fazer besteiras.

O livro começa, com a primeira carta do Luís para o irmão Paulo que, acabou de viajar para a Inglaterra. É uma carta bem triste, pois nela descobrimos a deficiência, as dificuldades locomotivas e a superproteção que, ele têm por ser paralítico. Como nasceu com essa deficiência, todos os familiares acreditam que ele sabe lidar muito bem, com essa situação mas, a verdade é outra porque, o tempo todos ele ficou se espelhando e "sugando" o irmão.
Luís tem dezesseis anos, é muito tímido e, sonha em ter a vida do irmão primogênito, a projeção é tanta que durante alguns capítulos do livro eu fiquei pensando, "esse rapaz não vive a vida dele?" ou "Não faz coisas normais para sua idade, como sair com os amigos?" e a resposta é: não, por muito tempo ele ficou se iludindo com as realizações e conquistas que do irmão.
Paulo é o primogênito da família, o "irmão normal" que precisa trabalhar, estudar, cuidar do irmão caçula e da mãe, porque o pai foi embora e, nunca mais se importou com eles. Mesmo sendo muito jovem, ele assumiu essa responsabilidade sem reclamar e, agora precisa de um tempo, para realizar os seus sonhos e viver como sempre desejou, afinal tem 21 anos e, sempre sonhou em conhecer a Inglaterra, onde sua namorada Fátima o está esperando há um ano.
“O nosso abraço, o seu olhar, a sua malha cor de vinho se afastando de nós, e ela era minha… lembra? Mas ficava tão grande! Nunca mais, tenho certeza, vou me separar dessa imagem. Você olhou pra trás apenas uma vez. Eu queria saber lidar com esse sentimento todo de quem se despede e de quem fica. Eu vi, por exemplo, todos sorriam a nossa volta, mas com uma cara, Paulão, de que por dentro choravam.”
Antes de ir para a Inglaterra, Paulo tinha feito uma série de planos, todos envolvendo a namorada Fátima, por quem é perdidamente apaixonado e, passaram todo o ano conversando através de cartas. Mas, quando encontra a namorada tem uma grande decepção, ela está morando com outro homem e, com seu coração partido terá que decidir se fica na Inglaterra ou volta para o Brasil. Enquanto isso, seu irmão Luís está descobrindo novas maneiras de viver e, descobrindo como é se apaixonar.

Minha Opinião
Eu peguei esse livro emprestado na escola onde eu trabalho, porque os alunos fizeram alguns trabalhos sobre ele (ex: peça de teatro, paródias, poemas, etc), o que me deixou muito curiosa para saber o final. Realizei a leitura em dois dias e, fiquei muito emocionada, a autora retratou os personagens de maneira muito realista e abordou problemas emocionais que poderiam ser vividos por qualquer leitor, como por exemplo: a separação da mãe ter afetado a vida dos filhos, os problemas de locomoção do Luís com a cadeira de rodas, entre outros eventos que movimentam a vida dos personagens, deixando as cartas mais lindas e longas.

Gostei muito desse livro e recomendo a leitura, porque o final resolveu todos os problemas apresentados na história mas, deixou em aberto o futuro dos personagens, afinal, não é possível prever o futuro. Esse livro ganhou dois prêmios: Prêmio Nestlé de Literatura em 1997 e a Menção Altamente recomendável para jovens pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

site: https://resenhasdaviviane.blogspot.com/2018/11/resenha-17-aqui-entre-nos-marcia-leite.html

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário